Sintetizador



                    SINTETIZADOR

Um sintetizador é um instrumento musical eletrónico projetado para produzir sons gerados através da manipulação direta de correntes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou uma combinação de diversos métodos.

                                       



Robert Arthur Moog (Nova Iorque, 23 de maio de 1934 — Asheville, 21 de agosto de 2005) foi um inventor, músico e engenheiro norte-americano que, junto com o compositor Herbert Deutsch, inventou o sintetizador Moog, apresentado em um congresso em 1964. 



Criou a empresa R. A. Moog Inc., na qual foram produzidos os primeiros sintetizadores comercializados, que foram utilizados por artistas como Wendy Carlos (no disco Switched-On Bach e na trilha sonora de Laranja Mecânica), Beatles, The Doors e pelo grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, pelo tecladista Keith Emerson. 

Em 1953, aos 19 anos, Moog fundou sua primeira empresa, a RA Moog Co., para fabricar kits de termometria . Durante a década de 1950, o compositor e pioneiro da música eletrônica Raymond Scott se aproximou de Moog, pedindo-lhe para projetar circuitos para ele. Moog mais tarde reconheceu Scott como uma influência importante. Mais tarde, na década de 1960, a empresa foi empregada para construir sintetizadores modulares com base nos projetos da Moog.



 O Minimoog é um sintetizador monofônico analógico inventado por Bill Hemsath e Robert Moog. Foi lançado em 1970 pela R.A. Moog Inc. (Moog Music após 1972), tendo sido produzido até 1981. 


Ao longo da década de 1970, a Moog Music passou por várias mudanças de propriedade, eventualmente sendo compradas pelo fabricante de instrumentos musicais Norlin. 
Em 1972 Moog mudou o nome da empresa para Moog Music. A má gestão e o marketing levaram à saída de Moog de sua própria empresa em 1977.



Acima Bill Hemsath, o Minimoog foi projetado tendo em vista o uso de sintetizadores no rock e no pop. Os grandes sintetizadores modulares eram caros, desajeitados e delicados, o que fazia deles instrumentos inadequados para apresentação ao vivo. 



Assim, o Minimoog foi pensado para incluir as partes mais importantes de um sintetizador modular em um móvel compacto, sem necessidade de cabos para conectar os elementos. O instrumento, no entanto, superou muito seu objetivo original e se tornou um extremamente popular por sua sonoridade característica.

Em 2002, foi redesenhado pelo próprio Robert Moog, tendo sido relançado como Minimoog Voyager.






Robert Arthur Moog faleceu em 21 de agosto de 2005 ao 

71 anos em Asheville, Carolina do Norte






                         

                   DR. BOB MOOG 1980




                         

         A HISTÓRIA DO MINIMOOG PART. I





                        

         A HISTÓRIA DO MINIMOOG PART. II



                          

GUILHERME ARANTES DETONANDO NOS                                SINTY´S

Um comentário:

  1. Muito bom que se divulgue a história destes instrumentos maravilhosos que são os sintetizadores. Deixo o link deste blog que fiz com dicas sobre conexão e configuração de sintetizadores, controladores MIDI e software para música: https://sintetizandoemusicando.blogspot.com/

    ResponderExcluir